quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Atentados em 11 de Setembro

          No dia 11 de Setembro de 2001 era militar contratado do Exército Português e encontrava-me ao serviço no quartel em que estava colocado, que se situava em Sacavém o Batalhão de Adidos. Como era Operador Cripto não tinha de estar presente nas formaturas do almoço e neste dia recordo-me de acabar de almoçar e de ir a caminhar em direcção do Centro de Cripto e pelo caminho encontrei um colega civil, que trabalhava no quartel como carpinteiro e, com um enorme nervosismo ele deu-me a conhecer o sucedido. Dois aviões despenharam-se nas torres do World Trade Center e que ainda não se sabia se era atentado terrorista ou não. Desde o momento da queda dos aviões que não se falava de outra coisa no quartel, mas só há noite em casa é que soube o que realmente aconteceu e foi então que vi as imagens na televisão, o que foi impressionante.
Na televisão apenas se via imagens e entrevistas sobre o acontecimento, foi um atentado terrorista de uma organização fundamentalista Islâmica, a Al-Qaeda, atentado esse contra os Estados Unidos da América. Vi muitas imagens das torres do World Trade Center cair com dois aviões, outro avião que se tinha despenhado no Pentágono e um outro num campo na Pensilvânia. As imagens que passavam na televisão eram impressionantes, as torres em chamas as pessoas nas janelas a pedir ajuda e o que mais me impressionou foi ver as pessoas a saltarem das janelas de diversos andares.
Apenas nos dias seguintes ao sucedido me apercebi da gravidade do que aconteceu a nível mundial. Como militar que era na altura pensei de uma possível guerra, confesso que não me assustou a ideia porque tenho a noção que eu nunca seria escolhido para combater porque como Operador Cripto seria talvez ou não conforme as disponibilidades de todos os operadores cripto do Exercito Português a ir em primeiro para assegurar as transmissões que seriam em cifra, mas também se fosse destacado para outra função aceitaria com naturalidade porque sou uma pessoa que encara as dificuldades com frieza. Mas foram as inúmeras imagens que sempre me deixaram confuso desde as queda das torres como do pentágono e o campo onde o ultimo avião caiu. Fiquei com muitas dúvidas com todas as imagens transmitidas das torres como dos outros dois aviões. As torres foram atingidas nos pisos superiores e as chamas do combustível derramado terminavam em muitos pisos abaixo o que é normal porque um avião carrega toneladas de combustível mas, foram as explosões bem grandes porque se via ao longe, que aconteceram nos pisos muito abaixo de tudo o que estava a acontecer que juntamente com as chamas do combustível mais o choque dos aviões que fragilizaram a estrutura dos edifícios e por consequência caíram, mas ninguém falou sobre estas mesmas explosões o que para mim parecia tudo planeado para derrubar as torres, mas minguem falou das explosões. Também ninguém sabia nem ninguém encontrava o ouro ou o dinheiro dos cofres que se encontravam nos pisos subterrâneos e juntamente às horas em que fizeram o ataque não foi o que mais vítimas fazia porque aquela hora, às 08:46h ainda não se encontrava muitas pessoas nas torres. Não me recordo de uma única vez de ver o avião ou o que restava dele que caiu no Pentágono como não vi o avião que caiu no campo na Pensilvânia, apenas vi os destroços no Pentágono e ai pouco adiantavam as noticias como no campo em Pensilvânia via-se um rasto de qualquer coisa de grandes dimensões ter caído e queimado o solo.
Como tal, foram muitas as dúvidas que me ficaram sobre este acontecimento que marcou de forma absoluta tudo o que se seguiu.







 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário