sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

FLÚOR

Sou Mecânico de Frio e nesta profissão trabalha-se com diversos tipo de gases, alguns gases contêm na sua composição Flúor. Há cerca de três semanas atrás procedi à recolha de gás em diversos bebedouros antigos que iriam para a sucata. O gás recolhido destes bebedouros foi o R12 e é através deste gás que obtemos água fria no equipamento através de um sistema frigorífico.

                                                                 Bebedouros
Recolhemos o gás para uma garrafa que apenas tem como fim guardar esta matéria para posteriormente ser entregue a uma empresa de reciclagem.

Garrafa de Gás
                                                              
Este gás, também conhecido como Freon R12, esta matéria além de conter flúor também contem cloro, e é altamente prejudicial à camada do ozono porque o cloro é prejudicial à camada de ozono. O R12 é um Diclorodifluorometano (CCl2F2) ou seja, esta molécula é composta por um átomo de carbono, dois de cloro e dois de metano.
Buraco do Ozono

                 Molécula de Diclorodifluorometano  

                                                                               
      O flúor é um elemento químico simbolizado pela letra F, possui o número atómico 9, é um não-metal e está situado no grupo dos halogéneos na tabela periódica. Este elemento é o mais electronegativo e reactivo de todos os elementos e é um halogéneo que, à temperatura ambiente é um gás que se apresenta de cor amarelo pálido e de cheiro extremamente irritante. É considerado altamente tóxico e corrosivo, causando queimaduras graves afectando os olhos, a pele e o nosso sistema respiratório, provocando a morte se for inalado mesmo em concentrações tão baixas como 1 ppm em 15 minutos. É uma matéria bastante utilizada em diversos gases na refrigeração como por exemplo o freon R12.Autor:
O flúor está presente na Natureza sob a forma de fluoretos e podemos encontra-los em pequenas quantidades, na água, no ar, nas plantas e nos animais. Deste modo os seres humanos têm acesso às quantidades diárias necessárias. Alimentos como chás, sal marinho e alguns peixes como o salmão e o bacalhau têm uma concentração de fluoretos superiores à maioria dos alimentos. O flúor em doses moderadas contribui para a redução das cáries dentárias e solidez dos ossos. Se a dose diária for superior à recomendada pode provocar danos ao nível dos ossos (fluorose óssea ou osteofluorose) e dentes (fluorose dentária), causando por excesso de ingestão de flúor sintomas como o aparecimento de manchas nos dentes a deformação do esqueleto e alterações da função renal.

FONTES DE PESQUISA:
- http://www.pt.wikipedia.org
- http://www.e-escola.pt/topico.asp?id=409&ordem=8

Sem comentários:

Enviar um comentário